6 de julho de 2010

Pão (caseiro) nosso de cada dia

Quem lê o título do post até pensa que eu faço tanto pão caseiro assim. Quando a realidade é que ontem fiz meus primeiros dois pães. Primeiro, primeiro, não. Quando criança, eu já participei de um jornada de massa com mãe, tias e avós. Mas esta é a primeira vez que faço pão sosinho em casa, sendo responsável pelos meus atos.

Para começar a saga, um pouco disso tem a ver com a minha viagem em Utinga (tudo bem, eu sei, a história da viagem continua). Quando eu e a Ji (minha amiga da saga baiana-utinguense) fomos comprar pão logo no primeiro dia que estávamos na cidade, além de conhecer o Buiú (uma pessoa bem simpática, que é dono do mercadinho em questão), descobrimos o pão que eles comem no lugar. É um pão caseiro só que em um formato individual. São deliciosos!

Daí, a inquietação não deixou barato, perguntamos ao Buiú quem os fazia e, no outro dia, às 14h, fomos conhecer o processo de fabricação. São três caras que fazer os taís pãezinhos. Começam à 1h da matina, confeccionando dois mil e quinhentos pães, e às 13h, com a produção de mais mil e quinhentos pães. Trabaham todos os dias, de segunda à segunda, incluindo em feriados. Fazem isso a muito tempo e não estão tão felizes assim. Nos disseram, naquele tom de que ouço de muitas pessoas: "Gostar, gostar, a gente não gosta muito. Mas tem que ganhar a vidão, não é?". Mas, frustações e desejos reprimidos à parte, aquela história do pão me inspirou.

Quando voltei para Sorocaba, questionei minha tia Andréa (que é uma cozinheira de mão cheia e exemplo de pessoa para mim) como fazia o pão. A receita foi de bate pronto: um quilo de farinha, quinze gramas de fermento, um ovo, meio litro de leite, sal, açucar e óleo. Só isso. A receita, que rende dos pães, foi passada com a ressalva de deixar o leite amornar para que o fermento tenha mais efeito.

Outra questão para a caixina de aprendizado, a açucar ajuda no processo de fermentação para que a massa cresça. Que, aliàs, tem outro ponto fundamental. Sovar (amassar, socar) é importante para dar mais qualidade para o processo.

Fiz tudo isso e os pães até que saíram bons. Acho que só preciso melhorar algo mais no caminhar da produção para que a massa cresca mais e fique mais macia. Mas está ótimo. Primeiro pão feito, aprendizado para o próximo. É assim que a gente cresce, a massa cresce e a ignorância diminui.

Foto: Andrei Martinez

3 comentários:

arìam disse...

Então libera essa mixaria de pão e faz uma jornada de massas para os amigos, Nórdico!

. disse...

Vamos arìam (haha), vamos!

Marcelo S. Silva disse...

Esse seu pão caseiro vai bem com chopp? =D